
Instituto Verbena/UFG recebe nova visita de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto Verbena, recebeu hoje (05/07) uma nova visita de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP/GOV). O objetivo foi apresentar o relatório de metas alcançadas com o andamento das 13 turmas de especialização lato sensu oferecidas a profissionais da segurança pública de todo país vinculados ao MJSP.
A parceria entre o Instituto Verbena/UFG e o Ministério da Justiça teve início ainda em 2022, quando, em setembro, o Instituto concorreu em chamamentos públicos com diversas instituições do país para o provimento de cursos de especialização aos servidores do Ministério. As especializações, pioneiras no país, atingem 650 profissionais de segurança pública de todo o Brasil.
A parceria entre a UFG e o MJSP foi realizada por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) do MJSP/GOV, via Instituto Verbena/UFG. As especializações inauguraram os serviços de Formação e Qualificação do Instituto Verbena/UFG, que são parte de seu portfólio.
Leia também: Instituto Verbena/UFG é referência nacional na oferta de cursos de formação e qualificação
Representando o Instituto Verbena/UFG, participaram da reunião a Diretora Executiva Claci Fátima Weirich Rosso; a Diretora Administrativa Amanda Xavier; a Diretora de Ações Pedagógicas Maria Emília; a Diretora de Avaliação, Seleção e Pesquisa Kátia Kelvis Cassiano e a Coordenadora de Formação Juliana Terra Borges.
Também participaram os professores e coordenadores de curso Noely Ribeiro e Nilson Clementino (Combate a Incêndios Florestais); Adriana Vidotte (Atendimento de Crianças e Adolescentes); Franciele Cardoso e Cristiane Panatieri (Enfrentamento à Violência contra a Mulher), além da coordenadora de ensino Eli Narciso da Silva Torres, coordenadora-geral de pesquisa aplicada.
Representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública, participaram Lúcio André Amorim e Marcelo Santos Falcão Queiroz, integrantes da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) e como representantes da Diretoria de Ensino e Pesquisa do MJSP.
Especializações Lato Sensu
São quatro diferentes especializações, com carga horária de 360h ou 452h, dependendo da área do curso. As aulas são ministradas de forma remota (síncrona e assíncrona) pela plataforma Moodle Ipê - UFG, do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG), entre os meses de novembro de 2022 e abril de 2024.
Os cursistas servidores são divididos em 13 turmas, conforme as especializações a seguir:
- Especialização de Combate a Incêndios Florestais, realizada em parceria com o Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (IESA/UFG), com uma turma de 60 servidores;
- Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, realizada pela Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG), com 90 servidores, divididos em 2 turmas de 45 estudantes cada;
- Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, realizada pelo Instituto Verbena/UFG em parceria com a Faculdade de Direito da UFG (FD/UFG), com 250 servidores, divididos em 5 turmas de 50 estudantes cada;
- Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, realizada pelo Instituto Verbena/UFG em parceria com a FD/UFG; com 250 servidores, divididos em 5 turmas de 50 estudantes cada.
Texto e fotos: Ícaro Gonçalves/Assessoria de Comunicação do IV/UFG