visita MJSP2

Instituto Verbena/UFG é referência nacional na oferta de cursos de formação e qualificação

Em 20/06/23 15:38. Atualizada em 20/06/23 15:44.

Ao longo do primeiro ano de existência, desde a mudança de institucionalidade do antigo Centro de Seleção, o Instituto Verbena/UFG vem ampliando cada vez mais a oferta de serviços. Atualmente o Instituto já é referência nacional na realização de cursos de formação e qualificação.

São mais de 100 cursos oferecidos nas áreas de Administração Pública, Saúde, Educação, Inclusão e acessibilidade, Meio Ambiente e Estatística. O objetivo é contribuir com a formação e qualificação de quadros de excelência nas diversas instâncias da administração pública, privada e outras, nos âmbitos nacional, distrital, regionais, estaduais e municipais.

Entre os formatos oferecidos estão: 

  • Conferências – com carga horária de 2 horas
  • Oficinas – com carga horária mínima de 4 horas
  • Cursos de extensão – com carga horária de 30 a 120 horas
  • Cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização – com carga horária mínima de 160 horas
  • Cursos de especialização – com carga horária mínima de 360 horas

Clique aqui e veja o portfólio de cursos oferecidos, ou acesse a página “Conheça nossos cursos” no site do Instituto Verbena/UFG: https://institutoverbena.ufg.br/p/44300-conheca-nossos-cursos-de-formacao-e-qualificacao

Histórico de sucesso

Em setembro de 2022, o Instituto Verbena/UFG concorreu em chamamentos públicos com diversas instituições do país, tendo seus projetos escolhidos para certificar profissionais vinculados à segurança pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal. As especializações, pioneiras no país, atingem 650 profissionais de segurança pública de todo o Brasil.

No momento, estão em andamento 13 turmas de especialização lato sensu, entre elas: “Atendimento pré-hospitalar em aeronaves”, para enfermeiros do Corpo de Bombeiros vinculados ao Ministério da Justiça; “Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência”; “Combate a Incêndio Florestal”, além do curso “Enfrentamento a violência doméstica e familiar contra mulher”.

“É o primeiro grande avanço no nosso portfólio de serviços, no que diz respeito à formação, assim como os demais cursos previstos”, afirmou a diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, à época.

Também é destaque a parceria do Instituto Verbena/UFG com a Agência Goiana de Municípios (AGM) para a oferta de palestras, conferências e oficinas em meio à Jornada de Capacitação Municipal.

Com apoio do Instituto, as edições do evento ocorrem em diversos municípios do Estado e tem por finalidade a capacitação de servidores municipais nas diversas áreas da Administração Pública. Os participantes podem acompanhar palestras exclusivas com profissionais especializados, com temas que visam a qualificação de excelência na gestão pública.

Outro destaque foi o Curso de Ledores e Transcritores, o primeiro oferecido pelo Instituto Verbena/UFG para o público geral, com procura de mais de 450 pessoas.

Além disso, o instituto já fechou parcerias com entidades como o Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Centro de Educação Técnico e Tecnológico (Cotecs e Escolas do Futuro), Prefeitura de Nerópolis, além de outras parcerias em andamento com municípios interessados na formação e aperfeiçoamento de servidores municipais.

Fonac24 Fonac2

Para a diretora Executiva Claci Rosso, “a área formação se consolida e cresce cada vez mais, e essa é uma demanda que o Instituto Verbena e a Universidade Federal de Goiás estão preparados para atender com qualidade todas as instituições públicas e privadas que nos procuram”.

Comemorações

Na próxima sexta-feira (23/6), um evento na sede do Instituto marcará o aniversário de um ano desde a mudança de institucionalidade que incorporou os mais de 50 anos de excelência e credibilidade do antigo Centro de Seleção (CS) ao novo instituto. Além dos colaboradores, também participarão da solenidade autoridades da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Categorias: Notícias Noticias