mesadiretiva

Universidade Federal de Goiás, por meio do Instituto Verbena/UFG, e Ministério da Justiça e Segurança Pública realizam aula inaugural de pós-graduação em Combate a Incêndio Florestal

Em 18/11/22 11:20. Atualizada em 18/11/22 12:19.

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto Verbena, realizou nesta quinta-feira (17/11), a aula inaugural da Pós-Graduação em Combate a Incêndios Florestais. A especialização lato sensu é uma das quatro formações que a UFG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizam para profissionais vinculados à segurança pública de todo o Brasil. A parceria entre a UFG e o MJSP foi realizada por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) do MJSP/GOV, via Instituto Verbena/UFG.

A Aula Inaugural do curso de Especialização em Combate a Incêndios Florestais teve início às 19 horas, no Canal da UFG no Youtube, e contou com a participação de diversas autoridades da UFG e do MJSP/GOV. Pela UFG participaram o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Robson Geraldine, representando a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, a diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso, a diretora Geral de Pós-graduação Lato Sensu , Larissa Matuda Macedo, o diretor do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, João Batista de Deus, a coordenadora do curso de Especialização em Combate a Incêndios Florestais, Noely Ribeiro, e o vice-coordenador da especialização, Nilson Ferreira. Pelo MJSP/GOV, participaram a Secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Ana Cristina Melo Santiago, a Coordenadora Geral de Pesquisa Aplicada, Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de Oliveira, e a Juliana.

mesadiretivaParte da Mesa Diretiva da Live da Aula Aberta do Cursode Especialização em Combate a Incêndios Florestais

 

A diretora Executiva do Instituto verbena/UFG, Claci Rosso, destacou que as especializações realizadas pela UFG e MJSP/GOV representam pioneirismo e inovação, e que destacou o “compromisso social da Universidade Federal de Goiás, do Instituto Verbena e do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta formação, que atenderão a 650 estudantes diferenciados, profissionais que atuam em diferentes setores da segurança pública do país”. A diretora Claci Rosso enfatizou que “como universidade pretendemos dar subsídios e realizar trocas, intercâmbios importantes entre ciência, experiência, e com certeza todos ganham, Ministério, universidade e, principalmente, a sociedade brasileira. O desafio de participar da formação desses servidores, sem duvida, fará com que tenhamos uma especialização com muita excelência, dedicação, respeitando princípios, valores éticos e profissionais".

A Secretária da Segen - MJSP/GOV, Ana Cristina Melo Santiago, expressou o contentamento do MJSP/GOV na parceria com a UFG, e destacou que para a Segen, que é uma secretaria criada em 2018, essas especializações são muito importantes para a formação profissional de quem atua na segurança pública no Brasil. “A UFG não foi escolhida por acaso, participou de uma audiência pública onde convidamos todas IES. A UFG não apenas apresentou a melhor proposta, como aceitou esse desafio, de um curso dessa magnitude, nesse formato EaD, para atender profissionais do Brasil inteiro. Para terem uma ideia, nós trabalhamos e temos como destinatários finais 640 mil profissionais de segurança pública, um universo muito grande, com muitas particularidades”, enfatizou a secretária da Segen Ana Cristina Melo Santiago. Em relação às especializações em  Combate à Incêndios Florestais e em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, a secretária Ana Cristina Melo Santiago relembrou que estes cursos atendem uma demanda do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil (LIGABOM), presidido pelo Coronel Edgard Estevo, que apresentou à Segen demandas importantes na segurança pública e defesa civil em todo país.

O pró-reitor de Graduação, Felipe Terra Martins, reafirmou “o interesse da UFG nessa parceria no sentido de cumprir com sua missão de levar aperfeiçoamento, atualização, em tópicos de interesse nacional e internacional como este e em órgãos da administração pública, como é o caso do Ministério da Justiça e Segurança Pública”. Representando a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o pró-reitor de Administração e Finanças, Robson Geraldine, destacou a “certeza de que este será mais um curso de muito sucesso, com muita representatividade dentro daquilo que se propõe, dada sua relevância para um país como o nosso, que enfrenta grandes problemas de queimadas em boa parte do ano”

Após os pronunciamentos da Mesa Diretiva, os participantes da Live da Aula Inaugural assistiram a mesa redonda da noite, que compartilhou experiências e vivências sobre o tema "Experiência de combate a incêndios florestais”. A mesa teve como convidados o Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, Comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), servidor do governo de Minas Gerais, e o consultor na área dos Fogos Florestais e Riscos Naturais e doutorando da Universidade de Santiago de Compostela, Emanuel Renato Sousa de Oliveira.

A coordenação da mesa foi realizada pelo professor Nilson Clementino Ferreira, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFG. A aula inaugural teve cerca de 400 visualizações, com participantes de vários estados do Brasil, e de outros países, e pode ser acessada clicando AQUI.

aulaincendios apresentaçãoaula

 

Aulas inaugurais aberta ao público

Todas as aulas inaugurais das quatro especializações são abertas ao público em geral, e serão transmitidas no Canal da UFG no Youtube. As aulas terão início sempre às 19 horas.

A próxima aula será do Curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, que é coordenado pela Faculdade de Enfermagem da UFG. A aula será no dia 24/11/2022, e a mesa-redonda terá como convidados o Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, Comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), servidor do governo de Minas Gerais, e a Tenente Michelle Taverna, com coordenação da professora Jacqueline Andréia Bernardes Leão Cordeiro, vice-coordenadora do curso de Especialização.

Já no dia 01/12 o Canal da UFG no YouTube irá transmitir a aula inaugural da Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (FD/UFG). A coordenação da mesa-redonda será da professora Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega, da Faculdade de Direito/UFG, com convidados a definir. Por último, a Aula Inaugural da Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FD/UFG) será transmitida no dia 08/12. A mesa-redonda terá coordenação da professora Franciele Cardoso, da Faculdade de Direito/UFG, com convidados a definir.

Para realizar as especializações, a UFG e MJSP/GOV contam com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG), e parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG (PRPG/UFG). A Fundação RTVE é a fundação interveniente da gestão financeira desses Termos de Execução Descentralizada (TEDs) realizados entre a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A gestão administrativa é realizada pelo Instituto Verbena/UFG e a gestão pedagógica pelas Unidades Acadêmicas da UFG. 

 

Saiba mais sobre as formações que a UFG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizam para profissionais vinculados à segurança pública de todo o Brasil. 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação - Instituto Verbena/UFG.

Categorias: Notícias Noticias