gov

Universidade Federal de Goiás, via Instituto Verbena, realiza a formação Lato Sensu de servidores federais do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Em 17/11/22 17:02. Atualizada em 18/11/22 08:32.

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto Verbena, inicia hoje (17/11) especializações para 650 servidores do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP/GOV). A parceria entre a UFG e o MJSP foi realizada por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) do MJSP/GOV, via Instituto Verbena/UFG. Essas especializações inauguram os serviços de Formação e Qualificação do Instituto Verbena/UFG, que são parte de seu novo portfólio.

Para realizar as especializações, o Instituto Verbena/UFG concorreu à chamada pública com outros órgãos e Instituições de Ensino Superior do país, e teve os projetos recomendados para realizar os cursos Lato Sensu do MJSP/GOV. As formações têm como público-alvo servidores, vinculados à segurança pública de todo o Brasil, definidos pelo MJSP/GOV. Participam dos cursos 650 servidores, que já têm experiência ou atuam nas respectivas áreas de formação das especializações, o que possibilita uma rica troca de experiências entre estudantes, professores, tutores e servidores da UFG e do MJSP/GOV.

São quatro diferentes especializações, com  carga horária de 360h ou 452h, dependendo da área do curso. As aulas serão ministradas de forma remota (síncrona e assíncrona) pela plataforma Moodle Ipê - UFG, do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG), entre os meses de novembro de 2022 e abril de 2024. Os cursistas servidores serão divididos em 13 turmas, conforme as especializações a seguir:

  • Especialização de Combate a Incêndios Florestais, realizada em parceria com o Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (IESA/UFG), com 60 servidores com uma turma de 60 estudantes;
  • Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, realizada pela Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG), com 90 servidores, divididos em 2 turmas de 45 estudantes cada;
  • Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, realizada pelo Instituto Verbena/UFG em parceria com a Faculdade de Direito da UFG (FD/UFG), com 250 servidores, divididos em 5 turmas de 50 estudantes cada;
  • Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, realizada pelo Instituto Verbena/UFG em parceria com a FD/UFG;  com 250 servidores, divididos em 5 turmas de 50 estudantes cada.



Formação e Qualificação

 

A Diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Fátima Weirich  Rosso, enfatizou que “é uma honra e uma grande responsabilidade a Universidade Federal de Goiás realizar essas formações, de tamanha envergadura, porém está preparada e tem toda expertise para tal”. Também destacou que “este momento é emblemático para o Instituto Verbena/UFG, pois significa o lançamento de um novo serviço para a sociedade, previsto no seu portfólio, que é a formação de servidores municipais, estaduais, distritais, federais e outros profissionais da administração privada e sociedade civil. Para o Instituto Verbena/UFG, realizar as especializações do Ministério da Justiça e Segurança Pública significa contribuir com a construção de novos conhecimentos científicos, e também com a qualificação na formação de quem presta serviços cotidianos na administração pública brasileira”.

Para a Secretária da Segen - MJSP/GOV, Ana Cristina Melo Santiago, “a formação dos profissionais do Susp é premissa essencial para o Ministério da Justiça e Segurança Pública e compete à Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública-Segen essa missão. Desde sua criação, em maio/2020, a Segen vem impulsionando as ações de ensino e pesquisa na área de segurança pública e defesa social, a exemplo desta parceria com o Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás, na intenção de promover a valorização e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública – (Susp)”. A secretária da Segen - MJSP/GOV, Ana Cristina Melo Santiago, enfatiza que “a parceria viabilizada por meio de Termo de Execução Descentralizado (TED) encontra-se imbricada ao projeto de educação permanente executado no âmbito da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp)”.

Ana Cristina Melo Santiago destacou que “o Ministério da Justiça e Segurança Pública  desenvolve ações de formação e qualificação dos operadores do Susp objetivando o aprimoramento da atuação dos servidores no âmbito da Segurança Pública e Defesa Social da União, estados, Distrito Federal e municípios como previsto nas diretrizes pactuadas com o advento da Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018 (Lei do Susp)”. Para a Secretária da Segen - MJSP/GOV, “a formação profissional reverbera na elaboração e disseminação de novos saberes de maneira democrática e qualificada''. Por isso, importa à Segen, o estabelecimento de parcerias com instituições singulares e de relevância internacional. Nessa direção, o MJSP busca qualificar e universalizar o acesso ao conhecimento e o aperfeiçoamento profissional,  ao incluir os saberes empíricos dos operadores da segurança pública e defesa social ao debate teórico, filosófico e, sobretudo, às pesquisas acadêmicas a fim de consolidar, cada vez mais, o diálogo plural e democrático no espaço institucional deste Ministério”.

Além da parceria e apoio do Ciar/UFG, as especializações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública contam com a parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG (PRPG/UFG). A Fundação RTVE é a fundação interveniente da gestão financeira desses Termos de Execução Descentralizada (TEDs) realizados entre a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A gestão administrativa é realizada pelo Instituto Verbena/UFG e a gestão pedagógica pelas Unidades Acadêmicas da UFG. 



Aulas inaugurais

 

As aulas inaugurais das quatro especializações serão transmitidas para as autoridades das áreas, servidores, profissionais e professores participantes dos cursos, e para o público em geral no canal da UFG no Youtube.

A primeira aula será do curso de Especialização em Combate a Incêndios Florestais, no dia 17/11/2022, às 19 horas, coordenado pelo IESA/UFG. O  tema da mesa-redonda é "Experiência de combate a incêndios florestais”, e terá como convidados o Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, Comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), servidor do governo de Minas Gerais, e o consultor na área dos Fogos Florestais e Riscos Naturais e doutorando da Universidade de Santiago de Compostela, Emanuel Renato Sousa de Oliveira. A mesa será coordenada pelo professor Nilson Clementino Ferreira, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFG.

Na sequência, dia 24/11/2022, será ministrada às 19 horas, no Canal da UFG no YouTube, a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves (FEN/UFG). A mesa-redonda terá como convidados o Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, Comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), servidor do governo de Minas Gerais, e a Tenente Michelle Taverna, com coordenação da professora Jacqueline Andréia Bernardes Leão Cordeiro, vice-coordenadora do curso de Especialização.

Já no dia 01/12, às 19 horas, o Canal da UFG no YouTube irá transmitir a aula inaugural da Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (FD/UFG). A coordenação da mesa-redonda será da professora Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega, da Faculdade de Direito/UFG, com convidados a definir. Por último, no dia 08/12, será ministrada às 19 horas, no Canal da UFG no YouTube, a Aula Inaugural da Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FD/UFG). A mesa-redonda terá coordenação da professora Franciele Cardoso, da Faculdade de Direito/UFG, com convidados a definir. 

Convidamos a todos para assistir a aula inaugural aberta do Curso de Especialização em Combate a Incêndios Florestais no Canal da UFG: https://www.youtube.com/watch?v=rnNcViSeev4.






Categorias: Notícias Noticias