Instituto Verbena/UFG participa da abertura do 85º FONAC em Vitória
Teve início na manhã desta quinta-feira (27/11) o 85º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC). Realizado em Vitória, o encontro reúne gestores das principais capitais brasileiras e segue até esta sexta-feira (28/11).

O Instituto Verbena/UFG participa desta edição com a presença da diretora executiva Claci F. Weirich Rosso, do servidor Luã Lírio e do colaborador Rafael Andrade. Claci terá um momento de fala no espaço destinado aos parceiros, onde apresentará um panorama da gestão 2022–2025 do Instituto Verbena/UFG e fará uma retrospectiva da parceria institucional entre a Universidade Federal de Goiás e o FONAC.

A abertura oficial do evento ocorreu às 9h, seguida da fala do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Ainda pela manhã, os participantes acompanharam a palestra magna "Fortalecer a Governança pela Gestão: Custos como Base da Decisão Pública", conduzida por Rodrigo Coelho do Carmo, conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo. A programação desta quinta também inclui o primeiro período destinado aos parceiros do FONAC, espaço no qual o Instituto Verbena/UFG se apresentará.
A presidente do FONAC e secretária municipal de Gestão de São Paulo, Marcela Arruda, conduziu as boas-vindas aos representantes das capitais e destacou a importância do fórum como ambiente de diálogo técnico e cooperação entre as administrações municipais.

Programação segue até sexta-feira (28/11)
A agenda de amanhã começa às 9h com a palestra "O futuro chegou: IA, E-Marketplace e Framework das Contratações", ministrada por Jandeson Barbosa, especialista em Inteligência Artificial aplicada a licitações. Em seguida, haverá outro espaço para os parceiros e, às 11h15, a palestra "Transformação do Estado", com Celina Pereira, secretária adjunta da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado (MGI). Depois do almoço, a programação continua com:
Reforma Tributária: impactos e desafios para os municípios brasileiros, com Luis Arellano, secretário de Fazenda de São Paulo.
Gestão por Dados e Evidências na Saúde da Cidade de Vitória, com Magda Lamborghini, secretária municipal de Saúde.
Modelo de Análise de Sustentabilidade nos Processos de Contratação, com Kletlin Feitosa Scartezini.
UNESCO no Brasil: oportunidades de parcerias para eficiência da gestão pública, com Adauto Candido Soares, coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil.
O encerramento está previsto para 17h.
Fonte: Instituto Verbena/UFG

