WhatsApp Image 2025-04-24 at 12.18.35 (2).jpeg

Instituto Verbena/UFG apresenta projeto de inovação para qualificação de provas de concursos e processos seletivos

Em 24/04/25 14:48. Atualizada em 24/04/25 15:06.

O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG) lançou, nesta quinta-feira (24/4), o projeto de pesquisa e inovação sobre a validação de instrumento norteador para a elaboração de questões para provas de concursos públicos e processos seletivos. A iniciativa busca aprimorar a qualidade técnica e pedagógica das provas organizadas pela instituição, com base em critérios mais objetivos, consistentes e alinhados às melhores práticas de avaliação.

O evento contou com a presença do Diretor de Transferência Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, Marinaldo Divino Ribeiro, que representou a pró-reitora Helena Carasek. Marinaldo parabenizou a iniciativa e destacou sua relevância para o fortalecimento da credibilidade e da eficácia dos processos seletivos conduzidos pela universidade. “A criação de um instrumento como esse coloca a UFG na vanguarda da avaliação pública. É um passo importante para que tenhamos processos mais justos, técnicos e alinhados com as demandas atuais. Fico muito satisfeito em ver esse movimento e faço votos de que ele sirva de referência para outras instituições”, afirmou. Além disso, ele contribuiu com sugestões valiosas que serão consideradas na consolidação do material final.

WhatsApp Image 2025-04-24 at 12.18.35 (1).jpeg

 

A diretora executiva do IV/UFG, Claci F. Weirich Rosso, ressaltou que o projeto representa um avanço na forma como são elaboradas as provas, contribuindo para processos seletivos mais justos e eficientes, tanto para seleção de servidores públicos quanto para ingresso em instituições de ensino. “Ter um norteador claro e bem estruturado dá segurança a quem elabora e mais transparência a quem presta as provas”, destacou.

Além da apresentação do projeto, o momento também foi aproveitado para promover uma escuta qualificada. Professores convidados, que já atuam na elaboração de questões para o Instituto Verbena/UFG, participaram com sugestões, críticas e contribuições ao material apresentado. O conteúdo agora passará por revisão e validação de 12 juízes especialistas, com o objetivo de garantir que o instrumento funcione como um guia padronizador sólido, confiável e aplicável aos processos do IV/UFG.

Também estiveram presentes no lançamento a diretora administrativa, Amanda Xavier, o coordenador de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos, a coordenadora de Logística, Damaris Costa, a coordenadora de Formação, Cristiana Luciano, a coordenadora da Tecnologia da Informação, Ianca Ketlen, o coordenador Financeiro, Júlio César e a coordenadora Pedagógica Vanessa Teles, reforçando o engajamento coletivo da equipe do Instituto Verbena/UFG na construção e validação do projeto.

 

Fonte: Instituto Verbena/UFG

Categorias: Notícias Noticias