vacinação

Instituto Verbena/UFG promove ação de vacinação para colaboradores em parceria com Faculdade de Enfermagem

Em 08/04/25 16:34. Atualizada em 08/04/25 16:42.

Nesta terça-feira (08/4), o Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG) realizou uma importante ação de saúde voltada à imunização dos seus colaboradores. Idealizado pela diretora executiva do instituto, Claci F. Weirich Rosso, o evento contou com a participação da equipe da Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), coordenada pela professora Juliana Roque.

A iniciativa levou até o instituto uma estrutura completa de vacinação, formada por profissionais e alunos do curso de Enfermagem, que atuam em hospitais e também na própria FEN. Durante a ação, foram oferecidas vacinas recomendadas para adultos, com destaque para a vacina contra a Influenza (gripe), a bivalente contra a Covid-19, além de outras do calendário vacinal como hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

vacinação
Imunização contra o vírus da Influenza

 

A ação teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os trabalhadores da universidade e reforçar a importância da prevenção como estratégia de saúde pública. “Vacinar é um ato de cuidado com a própria saúde e também com a saúde coletiva. Estamos felizes em poder facilitar o acesso à vacinação dentro do ambiente de trabalho”, destacou a diretora Claci Rosso.

A campanha também serve como um lembrete para toda a população: é fundamental manter a caderneta de vacinação atualizada. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente diversas vacinas ao longo do ano, e neste momento, a atenção está voltada para a campanha nacional contra a Influenza. Em 2024, o Ministério da Saúde definiu grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.

vacinação
Reforço contra o vírus da Covid-19

 

É importante que todos fiquem atentos aos calendários divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde e compareçam aos postos de vacinação com documento e cartão de vacina em mãos. A vacinação é segura, eficaz e uma das formas mais eficientes de evitar surtos, internações e óbitos por doenças que podem ser prevenidas.

Fica o recado: se você faz parte dos grupos prioritários para a vacina da gripe, procure o posto de saúde mais próximo e garanta sua dose. E mesmo que não esteja entre os grupos, vale conferir sua caderneta e manter as vacinas em dia. Cuidar de si é cuidar de todos.

 

Fonte: Instituto Verbena/UFG

Categorias: Notícias Noticias