WhatsApp Image 2024-12-03 at 13.24.05 (1).jpeg

Instituto Verbena/UFG participa de evento do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Em 03/12/24 17:32. Atualizada em 03/12/24 17:49.

Diretora executiva do IV/UFG, Claci Rosso, mediará mesa-redonda durante o encontro

A diretora executiva do Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), Claci Rosso, participa do Seminário Crime Organizado e os Desafios para a Democracia Brasileira, organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento acontece de 3 a 5 de dezembro de 2024, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF), e reúne especialistas e gestores públicos para discutir estratégias de enfrentamento ao crime organizado e seus impactos na democracia.

Paralelamente ao seminário, ocorre o Encontro de Conclusão das Pós-Graduações da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) 2024, onde o Instituto Verbena/UFG celebra a conclusão de um projeto pioneiro em seu portfólio de formação. A iniciativa capacitou mais de 550 profissionais da Segurança Pública de 16 estados brasileiros, selecionados pelo MJSP, para atuar estrategicamente em áreas críticas, fortalecendo o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Durante o evento, a diretora executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso, será mediadora da mesa-redonda "Segurança pública nas nuvens: atendimento em aeronaves", programada para quinta-feira (05/12), das 11h45 às 13h15. A mesa abordará os desafios técnicos e operacionais do atendimento pré-hospitalar aéreo, destacando a importância da qualificação profissional em contextos de alta complexidade.

WhatsApp Image 2024-12-03 at 13.24.05 (1).jpeg
Adriana Vidotte, professora da Faculdade de História (FH/UFG), Carolina Taboada, coordenadora-geral de pesquisa do SENASP/MJSP,
diretora de Pós-Graduação Lato Sensu/UFG, Larissa Matuda, professora do IESA/UFG, Noely Ribeiro,
Michele Gonçalves dos Ramos,diretora de Ensino e Pesquisa do SENAPS/MJSP, e a diretora executiva do IV/UFG, Claci F. Weirich Rosso

 

Cursos de especialização

Na modalidade Educação a Distância (EaD), o Instituto Verbena/UFG, em parceria com o MJSP, ofereceu quatro cursos de especialização focados em temas essenciais para a segurança pública no Brasil:

  • Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves (APHA): Formação de 83 profissionais, com foco em atendimento emergencial aéreo em situações críticas.
  • Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Capacitação de 226 cursistas para atuar na prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência de gênero.
  • Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência: Qualificação de 194 profissionais para atendimento humanizado e proteção integral de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.
  • Combate a Incêndios Florestais: Formação de 52 profissionais, capacitando-os em técnicas de prevenção, combate e mitigação de incêndios com foco na preservação ambiental.

Os cursos são resultado de um esforço conjunto entre o Instituto Verbena/UFG, o MJSP e importantes unidades acadêmicas da UFG, como a Faculdade de Direito, a Faculdade de Enfermagem e o Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), cujas contribuições foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Além das conclusões celebradas, o Instituto Verbena/UFG, em parceria com a Faculdade de Direito/UFG, continua ministrando dois cursos no projeto gerido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP): Especialização em Atendimento à Criança e Adolescente em Situação de Violência e Especialização em Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas.

O projeto reafirma a sólida atuação do Instituto Verbena/UFG como referência em educação e qualificação profissional, especialmente na formação de especialistas para áreas estratégicas de segurança pública. Os participantes dos cursos, profissionais que desenvolvem trabalhos em todo o território nacional, saem preparados com conhecimentos avançados e práticos para enfrentar desafios em suas áreas de atuação, contribuindo diretamente para a eficácia das políticas públicas e para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) no Brasil.

 

Fonte: Instituto Verbena/UFG

Categorias: Notícias Noticias