UFG e TJGO assinam contrato para execução de Processo Seletivo para o Programa de Residência em TI
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e a diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE/UFG), Sandramara Matias Chaves, celebraram o contrato para a execução do Processo Seletivo do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI). A seleção dos residentes será de responsabilidade do Instituto Verbena/UFG e a esfera pedagógica ficará à cargo da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG) e do Instituto de Informática (INF/UFG).
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) firmaram um acordo inédito para capacitação de profissionais na área de tecnologia da informação, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras no âmbito do Poder Judiciário estadual. A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Informática (INF) da UFG, conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e busca atender à crescente demanda por eficiência e segurança no ambiente jurídico.
Segundo o presidente do TJGO, Carlos França, a parceria visa fortalecer os serviços oferecidos à sociedade, através da criação de ferramentas tecnológicas. França destacou o papel da UFG como disseminadora de conhecimento e elogiou as parcerias anteriores com a instituição. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou a importância do projeto, que posiciona a UFG e o TJGO como pioneiros na formação de especialistas em TI para o setor público.
A diretora executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso, destacou o papel da instituição na condução da seleção dos candidatos para a residência em TI, afirmando que o foco está em identificar profissionais capacitados para enfrentar os desafios do setor. Segundo ela, o Instituto Verbena/UFG tem a responsabilidade de garantir que o processo seletivo seja transparente e eficaz, assegurando a formação de especialistas capazes de contribuir de forma prática e relevante para o desenvolvimento de soluções no setor público.
A solenidade de assinatura do acordo contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Aldo Sabino e Reinaldo de Oliveira Dutra, além de diretores e coordenadores do TJGO, como Antônio Pires (Estatística e Ciência de Dados), Diego César Santos (Planejamento e Inovação), Anderson Yagi (Tecnologia da Informação) e Giuliano de Oliveira, Glauco Cintra e Joubert Duarte, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Representando a UFG, participaram Cleidinaldo de Jesus, diretor da Escola de Pós-Graduação; o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins; a diretora administrativa do IV/UFG, Amanda Xavier; o diretor do INF/UFG, Eliomar Araújo de Lima; e Eduardo Simões de Albuquerque e Iwens Sene Júnior, coordenadores do Programa de Residência em TI. Kamila Rabelo e Douglas Gaspar, da Funape, também estiveram presentes, reforçando o compromisso das instituições com a capacitação de mão de obra especializada.
Processo Seletivo
O Processo Seletivo para a Residência em TI, em nível de Pós-Graduação, visa a contratação de residentes em Tecnologia da Informação, graduados em cursos correlatos, que estarão indicados no edital. Os candidatos devem apresentar diploma de curso de graduação na área reconhecido pelo Ministério da Educação.
O Programa de Residência em Tecnologia da Informação tem como objetivo a capacitação de pessoal especializado na respectiva área, por meio de aulas teóricas on-line e atividades práticas supervisionadas, com a finalidade de capacitar os residentes para enfrentar os desafios tecnológicos e jurídicos da atualidade.
Todas as informações necessárias para os candidatos realizarem as inscrições e participarem do certame estarão disponíveis no edital e seus anexos, que serão publicados em breve no site e Instagram do Instituto Verbena/UFG., acompanhe: www.institutoverbena.ufg.br e www.instagram.com/institutoverbenaufg/
Fonte: Instituto Verbena/UFG e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás