ps_intercultural_ufg2025_capadenoticia

Instituto Verbena/UFG publica edital do Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Educação Intercultural da UFG

Em 05/09/24 10:58. Atualizada em 05/09/24 11:01.

O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG) publicou nesta quarta-feira (4/9) o Edital N° 32/2024 - Tu’ire Mẽbêngôkre, do Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Educação Intercultural, grau acadêmico Licenciatura, oferecido pela UFG com início no semestre letivo 2025.1.

Este edital homenageia Tu’ire Mẽbêngôkre, mulher, liderança e ativista do povo Mẽbêngôkre e que faleceu em 2024. Símbolo de resistência e ancestralidade, Tu’ire ficou mundialmente famosa no ano de 1989, ao manifestar-se contra a construção da Usina Hidrelétrica de Kararaô (que posteriormente foi renomeada para Belo Monte) na ocasião do 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu.

Vagas

No total são 40 vagas, das quais 30 estão destinadas ao PARFOR-Equidade (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).
Das vagas reservadas para o PARFOR-Equidade:

• 15 (quinze) serão destinadas a mulheres indígenas que comprovem atuação na Educação Escolar Indígena da rede pública de ensino, sem o título de licenciatura e que já estejam exercendo a docência;
  • e 15 (quinze) serão destinadas a mulheres indígenas que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente, que tenham atuado ou estejam atuando na área da Educação Escolar Indígena da rede pública de ensino, sem o título de licenciatura, ou que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente, sem o título de licenciatura.

As 10 (dez) vagas restantes serão reservadas a professores(as) que atuaram ou atuam na área de Educação Escolar Indígena da rede pública de ensino ou a candidatos indígenas que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente.

Confira a distribuição de vagas no edital. Caso haja vagas remanescentes em qualquer uma das opções de participação, poderá haver remanejamento das vagas entre as opções de participação

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado em 3 (três) etapas e todas serão realizadas de forma online (não presencial):

Primeira etapa: análise de currículo enviado no momento da inscrição
Publicação do resultado final da análise de currículo: 18/10/2024 .

Segunda etapa: entrevista a ser realizada entre os dias 28/10/2024 a 01/10/2024.

Terceira etapa: prova de redação.
O upload da prova de redação deverá ser realizado entre os dias 28/10/2024 a 03/11/2024.

Acompanhe o edital e suas possíveis atualizações.

Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Educação Intercultural - 2025

Inscrições: de 11/09/2024 a 25/09/2024
Local de inscrição: no Portal do(a) Candidato(a), no site institutoverbena.ufg.br, ou acessar a página do processo seletivo.
Valor da taxa de inscrição: gratuito
Acesse o edital: https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2025/ps-intercultural/

Leia o edital completo, nele há todas as informações sobre o Processo Seletivo.