sisu 2024

Vem aí o SiSU 2024

Em 17/01/24 14:53. Atualizada em 17/01/24 15:08.

Quase 4,5 mil vagas serão oferecidas pelo SiSU, que utiliza a nota do Enem para seleção

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Verbena/UFG informam as principais datas para ingresso nos 108 cursos de graduação oferecidos pela Instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU):

Manifestação de interesse: 13/11 a 27/12/2023;
Adesão: 20/11 a 24/11/2023;
Retificação adesão: 27/11 a 27/12/2023;
Inscrições: 22/01 a 25/01/2024;
Resultado da Chamada regular: 30/01/2024;

A UFG reforça seu compromisso não apenas com a formação técnica, mas também com a construção de cidadãos engajados na transformação social e defesa dos direitos humanos. Com essa visão, a instituição espera preencher as 4.494 vagas disponíveis para o ano de 2024 nos próximos meses.

A seleção para ingresso na UFG ocorre anualmente, no primeiro semestre, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o SiSU abre suas inscrições de 22 a 25 de janeiro, com a divulgação do resultado da primeira chamada, prevista para 30 de janeiro. Candidatos não aprovados inicialmente podem manifestar interesse nas chamadas subsequentes de 30/01 a 7/02. As matrículas seguirão um cronograma presencial escalonado, conforme especificado para ingressantes da UFG. Informações detalhadas estão disponíveis em sisu.ufg.br, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo candidato.iv@ufg.br.

Além da qualidade técnica, a UFG se destaca pela diversidade e pluralidade. No último semestre, 85% dos estudantes provinham de 187 municípios goianos, mas a universidade também recebeu aprovados de todos os estados do Brasil. O pró-reitor de graduação, Israel Elias Trindade, salienta o desafio constante de não apenas possibilitar o ingresso, mas garantir o sucesso acadêmico. Destaca-se a importância do suporte desde o início da jornada, abrangendo questões pedagógicas e de assistência estudantil.

Em busca do 100% de preenchimento de vagas

Israel Trindade destaca que a universidade tem trabalhado intensamente nos últimos anos para que seja alcançado o preenchimento completo de todas as vagas oferecidas, inclusive para os cursos que não são contemplados pelo SiSU. Ele lembra que o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) aprovou no início de 2023 o Processo Seletivo Complementar, que visa ocupar as vagas remanescentes, que não tenham sido preenchidas com as três chamadas que são realizadas no SiSU. “Neste processo, o candidato pode concorrer com a sua maior nota obtida pelo Enem dos últimos 10 anos. O objetivo é ocupar 100% das vagas oferecidas pela Universidade”, explicou. Este edital será lançado após a realização das matrículas dos aprovados no SiSU, quando será contabilizado o quantitativo de vagas por curso, que serão oferecidas.

Fonte: Secom/UFG e Instituto Verbena/UFG

Categorias: Notícias Noticias SiSU 2024