LOGO VERBENA1

A UFG por meio do Instituto Verbena/UFG forma primeira turma de especialização junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

Em 04/12/23 19:58. Atualizada em 04/12/23 19:58.

O curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves foi encerrado no último sábado (02/11) e graduou 89 alunos

O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), formou a primeira turma lato sensu de servidores federais do MJSP. A Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves é uma parceria entre a UFG e o MJSP realizada por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN/MJSP), via Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG). A aula de encerramento aconteceu na última quinta-feira (30/11) e teve a presença da Diretora Executiva do IV/UFG e Coordenadora do curso, Profa. Dra. Claci Rosso. A última etapa da especialização foi a apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) dos 89 formandos, que ocorreu no sábado (02/12).

O curso tem o objetivo de capacitar enfermeiros e demais profissionais da saúde ligados aos Corpos de Bombeiros Militares, especialmente aqueles envolvidos em ocorrências de atendimento pré-hospitalar em aeronaves, o curso formou 89 profissionais de todo o país. O público-alvo abrange enfermeiros vinculados aos Corpos de Bombeiros Militares e Enfermeiros Bombeiros Militares mobilizados no MJSP. Essa iniciativa visa fornecer conhecimentos especializados e habilidades necessárias para uma atuação eficaz em situações críticas de atendimento pré-hospitalar em ambientes aeronáuticos, contribuindo para o aprimoramento desses profissionais em cenários desafiadores.

A programação da aula de encerramento contou com a mesa-redonda abordando o tema "Novas Perspectivas para o Atendimento Aeroespacial". A discussão contou com a participação do Mestrando José Lucio de Souza Macedo, especialista em Enfermagem Aeroespacial, e de Herberth Jesse Martins, Enfermeiro Especialista na mesma área. A Vice-coordenadora do curso, Profa. Dra. Jaqueline Leão, da Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG) desempenhou o papel de mediadora durante a aula.

curso aeronaves

 

Para o aluno do curso e Tenente Coronel do Corpo de Bombeiro Militar do Pará, Jairo Silva Oliveira, a especialização foi crucial para ampliar suas possibilidades de melhor desempenhar com excelência a nobre missão de salvar vidas. “A busca contínua do conhecimento profissional, advindo do ensino e da instrução, nos permite abrir mais portas no mister de servir”, afirmou. O Tenente ainda explica que o curso oferecido pela UFG e pelo MJSP nasceu de uma necessidade de ampliar o número de profissionais capacitados para o resgate aeromédico. “O curso formou profissionais preparados para responder às exigentes demandas de conhecimento técnico-científico apurado, para atuação em cenários emergenciais cada vez mais complexos, diversificados e dinâmicos que é imposto ao serviço de resgate aeromédico”, destacou.

Andreza Cristina Silva de Oliveira, aluna da especialização e integrante do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (GOA/CBMERJ), ressaltou que o curso ultrapassou os conhecimentos do âmbito aeroespacial e ofertou outros conhecimentos como saúde e gestão de liderança. “O curso contou com professores de excelência, com exímia experiência profissional e técnico científica, o que contribuiu para o aumento e diversidade dos meus conhecimentos aeromédicos”, afirmou. Andreza também pontuou que a troca de experiências com profissionais de outros estados é outro ponto positivo que o curso ofertou à turma. “Esse intercâmbio estadual favorece uma maior e melhor oferta dos serviços públicos aeromédicos e prestados a toda população brasileira, o que corrobora com a disseminação de saberes e fazeres voltada para essa prática”, concluiu.

Cursos de especialização

As negociações para os cursos de especialização, parceria entre a UFG e o MJSP, iniciaram quando a Diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, era diretora da FEN/UFG (gestão 2018-2021). No total são quatro cursos: Especialização em Combate a Incêndios Florestais (Instituto de Estudos Socioambientais/UFG); Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Faculdade de Direito/UFG); Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves (Faculdade de Enfermagem/UFG); Mestrado Acadêmico na área de Segurança Pública. As formações alcançarão 650 profissionais vinculados à segurança pública em todo o país. Esses cursos estão presentes no portfólio de formação e qualificação do Instituto Verbena/UFG.

Janyelle da Mata - Jornalista do Instituto Verbena/UFG

 

Fonte: Instituto Verbena/UFG

Categorias: Notícias Noticias