
Instituto Verbena/UFG participa do lançamento do Projeto Bolsa-Formação do Ministério da Justiça e Segurança Pública
A solenidade marcou o início de dois cursos de especialização e um de mestrado voltados para segurança pública
Participaram da cerimônia de Lançamento do Projeto Bolsa-Formação representando a Universidade Federal de Goiás, a diretora executiva do Instituto Verbena (IV/UFG), Claci Fátima Weirich Rosso, e o pró-reitor de pós-graduação (PRPG/UFG), Felipe Terra Martins. Também compareceram a coordenadora-geral de pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Eli Torres, a coordenadora-geral de ensino da Senasp, Ana Claudia Vilarinho, a coordenadora do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci 2), Tamires Sampaio, a diretora de ensino e pesquisa da Senasp, Michele Gonçalves dos Ramos e o ministro da justiça e segurança pública, Flávio Dino. O evento aconteceu na terça-feira (07/11) às 9h no Salão Negro, Edifício Sede do MJSP, em Brasília/DF.
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e promovido pela Senasp no âmbito do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci 2). A cerimônia também foi marcada pela assinatura dos Termos de execução descentralizada (TED) em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) que irão ofertar os cursos.
O ministro Flávio Dino, proferiu a aula magna “Segurança Pública e Democracia” e oficializou o lançamento do Bolsa-Formação. “Formação é um direito e um dever para os servidores públicos. O Pronasci é uma estratégia geral da Segurança Pública que passa a enxergar os subalternizados, que eram invisibilizados por políticas de segurança tradicionais”, afirma o ministro.

A solenidade marca o início das atividades educacionais para os cursos do Bolsa-Formação, projeto do Pronasci 2, bem como de outras ações de ensino e pesquisa voltadas aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). No total, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país no valor de R$900,00.
A Universidade Federal de Goiás irá ministrar os cursos de Especialização em Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas, Especialização em Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência e Mestrado Acadêmico na área de Segurança Pública. Esses cursos estão presentes no portfólio de formação e qualificação do Instituto Verbena/UFG. Esta não é a primeira parceria da UFG, intermediada pelo IV/UFG, com o MJSP para oferta de especializações para profissionais vinculados à segurança pública. Em 2022 o Instituto foi escolhido dentre outras entidades para conduzir os cursos a esses profissionais. Até o momento, a UFG, por meio do Instituto Verbena/UFG, qualifica 13 turmas para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Janyelle da Mata e Amanda Rodrigues - Assessoria de Comunicação do Instituto Verbena