Inauguração Centro de Diagnóstico

Diretora do Instituto Verbena/UFG participa de inauguração na FEN

Em 01/11/23 14:03. Atualizada em 03/11/23 18:53.

Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa é uma parceria entre a UFG e a Universidade de Hebei

Janyelle da Mata

A diretora executiva do Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV-UFG), Claci Rosso, compôs a tribuna de honra da inauguração do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa. O Centro está localizado na Ala Florence Nightingale da Faculdade de Enfermagem (FEN-UFG) e recebeu doação de insumos para atendimento da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (UMCH), parceira da UFG. O evento aconteceu na segunda-feira (30/10) às 15h30 na FEN. 

O evento contou com a presença do diretor brasileiro do Instituto Confúcio, Francisco Quaresma, da diretora da FEN, Camila Caixeta e da vice-coordenadora do ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PIC-FEN), Michele Dias da Silva Oliveira. Também prestigiaram o evento a Universidade de Hebei, Gao Weijuan, a vice-governadora da Província de Hebei, Jin Hui e a secretária geral adjunta do governo da província de Hebei, Zhao Rui. 

Claci Rosso, que também é ex-diretora da Faculdade de Enfermagem, desempenhou um papel extremamente necessário na elaboração do projeto que resultou no Instituto Confúcio e no Centro de Medicina Tradicional Chinesa recém inaugurado. “Quando assumi a FEN em 2018, tive a oportunidade de viajar para a China e conhecer Institutos Confúcios, universidades chinesas e o Centro de Medicina Tradicional Chinesa. Na época a UFG estudava a possibilidade de estabelecer o Instituto Confúcio e o primeiro Centro de Medicina Tradicional Chinesa da América Latina, foi uma grande honra participar deste projeto”, afirma. Segundo ela, é muito gratificante ver um projeto que nasceu em sua gestão ser concretizado. "É um investimento que com certeza trará excelentes frutos, não apenas para a Universidade, mas para toda a sociedade goiana e para a formação de enfermeiros na Faculdade de Enfermagem da UFG", declara a diretora. 

Francisco Quaresma, diretor brasileiro do Instituto Confúcio, afirma que o Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa será peça chave para a ampliação das Práticas Integrativas e Complementares da FEN. “Nós ficamos muito felizes de poder receber a comitiva chinesa para um evento importante como esse. Mais felizes ainda por podermos ampliar a prática da medicina chinesa na UFG e no Estado de Goiás, em parceria com a Universidade de Hebei”, declara.

Comitiva chinesa de Hebei
Comitiva chinesa da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (UMCH)

 

A vice-coordenadora do ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PIC-FEN), Michele Dias da Silva Oliveira, vê a inauguração do Centro como a consolidação da internacionalização das ações desenvolvidas desde agosto de 2018. “Atualmente, nosso grande desafio é fortalecer e ampliar o vínculo com outras unidades acadêmicas e institucionais de ensino, contribuir para a inserção das PIC na matriz curricular, especialmente na enfermagem”, explica. Segundo Michele, o ambulatório de PIC realiza atendimentos para a comunidade goianiense e promove eventos e discussão para a difusão do conhecimento e incorporação das PIC nos currículos de graduação.  

Categorias: Notícias Noticias Inauguração