
Instituto Verbena/UFG e Ministério da Justiça e Segurança Pública reúnem-se em Brasília
O Instituto Verbena, da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), esteve em Brasília nesta quinta-feira (05/04/2023) reunindo-se com representantes da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo da reunião foi acompanhar e discutir assuntos pertinentes aos quatro cursos de especialização que a UFG realiza para 650 profissionais vinculados ao MJSP, que atuam na segurança pública em todo o país: Especialização de Combate a Incêndios Florestais, Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A parceria entre a UFG e o MJSP se consolidou por intermédio do Instituto Verbena/UFG, que participou de uma chamada pública e teve seus projetos recomendados pelo MJSP.
Estiveram presentes na reunião em Brasília a Diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, a coordenadora de Formação do IV/UFG, Juliana Borges, a Diretora Geral de Pós-Graduação Lato Sensu da UFG, Larissa Matuda Macedo, que integra a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG, sendo importante parceira do IV/UFG na realização das especializações com o MJSP. Pelo Ministério, participaram a coordenadora-geral de Ensino, Ana Claudia Vilarinho, a coordenadora-geral de Pesquisa, Eli Torres, o integrante da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), Lúcio André Amorim, e outros participantes do MJSP.
A pauta da reunião foi o acompanhamento das especializações, cujas aulas inaugurais foram realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2022. A Diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, destacou a importância das formações e da parceria entre UFG e MJSP, na qual a universidade contribui com novos conhecimentos científicos que se unem à experiência dos profissionais de segurança pública, fortalecendo a construção de novos saberes.
A equipe do MJSP apontou o quanto essas especializações lato sensu impactam positivamente na formação dos profissionais, contribuindo para a atualização de novos temas e desafios da profissão. A coordenadora-geral de Ensino do MJSP Ana Claudia Vilarinho, enfatizou a satisfação do Ministério com o andamento das quatro especializações, que já são uma referência na área de segurança pública.
O grupo dialogou sobre os cursos, que tiveram início em novembro e dezembro de 2022. No decorrer das especializações, os estudantes profissionais de segurança pública têm se mostrado engajados com a temática, que reflete diretamente na atuação em campo.