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Instituto Verbena/UFG divulga relação de candidatos(as) convocados(as) em 2ª chamada do Processo Seletivo EAD de Licenciatura em Matemática  

Em 30/03/23 15:55. Atualizada em 30/03/23 16:54.

Texto: Rafael Gofer

    O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG) acaba de publicar neste link a relação dos(as) candidatos(as) convocados(as) em 2ª chamada para o Processo Seletivo de ingresso no curso de Licenciatura em Matemática - na modalidade a distância - em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Também está disponível no site, a relação dos(as) candidatos(as) convocados(as) em 1ª chamada que realizaram o Preenchimento do Formulário de Pré-cadastro e o envio online da documentação de matrícula. 

   

 Foram 643 candidatos (as) confirmados (homologados) concorrendo a uma das 150 vagas ofertadas no certame que tem início previsto das aulas neste ano letivo (2023). A seleção foi realizada por meio da nota obtida pelos candidatos(as) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2022.

 

O CURSO

 

   O objetivo do curso é a formação de professores(as) de Matemática  para a Educação Básica que possam atuar como multiplicadores (as) de conhecimentos. Não apenas no âmbito científico e pedagógico, mas também de conhecimentos plurais, aliando novas tecnologias que despertem a intuição, a criatividade, a crítica e o interesse dos seus alunos. A duração prevista da formação é de 4 anos e o curso é gratuito e com a mesma certificação concedida aos cursos presenciais da UFG.

 

   O curso de Licenciatura em Matemática EAD está vinculado ao sistema Universidade Aberta do Brasil (programa do Governo Federal) que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da Educação a Distância no Brasil. Na formação estão previstos alguns encontros presenciais na sede em Goiânia ou em um dos Polos de Apoio Presencial em Goiás (Caldas Novas, Cavalcante, Pirenópolis e Uruanã).

 

CIAR

 

   O Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG) é o órgão responsável pela divulgação dos processos seletivos, produção de materiais, gestão de plataformas, formação de tutores, webconferências e outros serviços de apoio aos cursos a distância na UFG. O CIAR oferece apoio aos cursos a distância da UFG de várias formas, inclusive através do seu sistema (o EADmin) na realização de processos seletivos. 

 

   É um órgão suplementar da Reitoria, de implementação e apoio às atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa. Integradas pelas tecnologias da informação e comunicação e na modalidade a distância, desenvolvidas pela UFG. O órgão é responsável pelo apoio às Unidades Acadêmicas da UFG nas negociações com órgãos federais de fomento à Educação a Distância como a CAPES por exemplo no que tange à abertura, financiamento, pagamento de bolsas e execução de cursos pertencentes aos programas do Governo Federal, como a UAB.

 

Entre as atividades desenvolvidas pelo CIAR estão : 

 

  • A oferta de cursos de formação em EaD 
  • O uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle ( para professores, técnicos, tutores ou estudantes que ingressam nessa modalidade de ensino ou atuantes na modalidade presencial)
  • A produção de material didático em conjunto com professores das unidades acadêmicas (impresso, audiovisual e multimídia)
  • O suporte tecnológico para instalação de computadores e softwares 
  • Configuração de rede e realização de atividades por meio de webconferência.
  • Outras atividades relacionadas ao Ensino a Distância.

 

EAD

 

   A primeira experiência da EaD no Brasil foi implementada pelas ondas de rádio. Inicialmente, em 1923, a Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro transmitia programas de literatura, radiotelegrafia e telefonia, línguas e outros. 

 

   O último Censo da Educação Superior realizado pelo INEP em 2021 trouxe dados relativos a Educação a Distância (EAD) na rede federal como alternativa relevante à formação de professores no Brasil. Entre 2011 e 2021 por exemplo, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade EaD aumentou 474% e no mesmo período, a quantidade de ingressantes em cursos presenciais diminuiu 23,4%. 

    

    Para a Coordenadora Adjunta da UAB na UFG, a Professora Janice Lopes  o perfil EAD está diretamente ligado a democratização do ensino. Principalmente no que diz respeito ao tempo que o aluno dispõe diariamente, muitas vezes conciliando com outras atividades diárias como trabalho por exemplo. Fatores como o tempo do estudo, a interiorização do ensino no que diz respeito a ausência da Universidade em alguns lugares locais refletem, para a Professora, uma realidade na sociedade diferente hoje se comparada aos últimos 20 anos na educação.

 

Janice Lopes diz que existe uma demanda externa onde o Ensino Superior fisicamente ainda não chegou, e o EAD da UFG em parceria com a UAB  e os coordenadores dos polos de ensino no interior - enquanto intermediários das comunidades e suas demandas - se torna uma alternativa viável e possível ( considerando o número de inscritos neste Processo Seletivo ) como possível solução ao esvaziamento de alguns cursos de licenciatura presenciais por exemplo, finaliza.

 

   O livro Licenciatura em Matemática volume 1 afirma que a modalidade de Educação a Distância (EaD) existe há muitas décadas, mas apenas nestas últimas é que tem sido incorporada ao ensino e a aprendizagem de várias áreas do conhecimento, inclusive da matemática. Possibilitando entre outros fatores, a construção da cidadania.

 

    Na obra (produzida através da parceria entre Governo Federal, UFG, UAB e CIAR) vemos que a educação à distância tem se expandido. Por sua capacidade de proporcionar novos espaços para a realização de estudos e por não ter uma delimitação espacial e histórica para os profissionais de diversas áreas do conhecimento se aperfeiçoar. A modalidade de EaD pode ser considerada um processo de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacialmente e/ou temporalmente sendo o estudante o protagonista de sua história acadêmica. 

 

    Desta forma, na Educação a Distância o centro do processo de ensino e aprendizagem é o próprio estudante e não o professor/tutor, ou o material didático. O livro orienta o estudante de EAD quanto ao exercício da curiosidade,  buscar praticar a autonomia sem esperar que o professor/tutor diga quando, como, e quanto estudar, pesquisar, participar e se organizar. Além disso, buscar estabelecer um diálogo com os colegas e professores/tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 


Moodle Ypê

   O moodle é a plataforma utilizada para a oferta de cursos e das atividades acadêmicas a distância da Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua implementação ocorreu após um crescimento na oferta de novos cursos do programa Universidade Aberta Brasil (UAB), e com a ampliação da oferta de cursos de outra natureza (como extensão, especialização e a oferta de disciplinas a distância em cursos presenciais da Universidade).

 

   A proposta pedagógica da plataforma Moodle IPÊ oferece distintas perspectivas de interação e mediação no processo de ensino e aprendizagem, oportunizadas por uma série de atividades e recursos de comunicação predispostos no ambiente virtual de aprendizagem.

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