final t

TJGO em parceria com o Instituto Verbena/UFG oferece pela pela primeira vez no Estado Programa de Residência Jurídica

Em 24/03/23 16:32. Atualizada em 30/03/23 13:38.

Texto : Rafael Gofer

O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (UFG) em acordo inédito com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO)  realiza o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Residência Jurídica no âmbito do Poder Judiciário do Estado. São ofertadas 100 vagas no total sendo 65 para Ampla Concorrência (AC), 05 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 30 vagas para Candidatos(as) Negros(as) .Para concorrer a uma das vagas o requisito é a formação em Bacharelado no curso de Direito há no máximo cinco anos no ato da contratação, ou estar matriculado em cursos de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área.

Os selecionados para o Programa de Residência Jurídica do TJGO segundo o edital cumprirão uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, e farão jus a uma bolsa-auxílio mensal de R$ 3.985,00 acrescida do valor de R$189,20 referente ao vale-transporte. O residente admitido participará do Programa sem vínculo de qualquer natureza com a instituição pelo período máximo de 36 meses. O edital prevê, que em caso de exercício ininterrupto do candidato(a) aprovado(a) pelo período mínimo de 12 (doze) meses, a residência poderá ser considerada como título em concurso público para a magistratura no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás.

O residente selecionado não poderá ter vínculo com a Administração Pública, assim como não poderá exercer a advocacia durante a vigência do Programa ou estar vinculado profissionalmente em escritório de advocacia. Os alunos deverão receber orientações teóricas e práticas relativas ao Poder Judiciário, contando com um magistrado-orientador e recebem certificado de conclusão ao final do programa.

A Residência Jurídica é uma modalidade de ensino e pesquisa que busca estimular a educação profissional continuada, de forma a ampliar os conhecimentos, competências técnicas e habilidades dos residentes. E desta maneira, contribuir com a inserção dos residentes no mercado de trabalho. As atividades práticas desenvolvidas pelos residentes previstas no edital são:  auxílio nas pesquisas jurídicas atinentes aos processos judiciais em andamento, auxílio na elaboração de relatórios para fundamentação de atos judiciais, auxílio na redação de minutas, auxílio na análise de petições, além de demais atividades definidas pelo magistrado-orientador.

SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA JURÍDICA NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE GOIÁS