takin

Edital aberto para ingresso no curso de Educação Intercultural da UFG

Em 14/03/23 16:52. Atualizada em 29/03/23 20:27.

Texto : Rafael Gofer

O Instituto Verbena/UFG acaba de lançar o Edital N°07/2023 do Processo Seletivo para ingresso no curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o ano letivo de 2023.

O Edital prevê o preenchimento de 40 (quarenta) vagas para professores(as) indígenas que atuam na área de educação escolar indígena da Rede Pública de Ensino, e indígenas que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente e que pretendam ingressar e atuar na área da educação escolar indígena da Rede Pública de Ensino.

O Processo Seletivo será realizado em 3 (três) etapas respectivamente : Análise de Currículo, Entrevista e Prova de Redação. Todas as etapas, segundo o edital, serão realizadas de forma online. As(os) candidatas(os) aprovadas(os) realizam o curso de Formação em Educação Intercultural no Núcleo Takinahaky (UFG) e em territórios indígenas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal do(a) Candidato(a) no site do Instituto Verbena/UFG de 20/03/2023 a 10/04/2023. Para esta etapa do Processo Seletivo os(as) candidatos(as) devem realizar o upload (envio) de todos os documentos previstos no edital ( Anexo III a VI )

takin

Foto : Núcleo Takinahakỹ UFG

O curso *

Criado em 2007, o Curso de Educação Intercultural  da UFG chega ao seu 16º ano, com reconhecimento e respeito no cenário nacional, atuando em terras e comunidades indígenas de 5 estados do Brasil: Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Minas Gerais.

O curso de Educação Intercultural do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), promove atualmente o acesso à educação superior para mais de 30 povos indígenas distintos, assegurando também o direito à educação escolar diferenciada. Oferecendo uma formação com destaque às preocupações com a retomada, o fortalecimento e produção pedagógica a partir dos saberes e das línguas dos povos indígenas.

O curso tem por objetivo a formação de professores indígenas para o exercício docente nas escolas de ensino fundamental e médio de suas aldeias. Com a duração de cinco anos, sendo dois anos de estudos de matriz básica e três anos de conteúdos específicos, o curso possibilita a escolha de uma habilitação nas áreas de Ciências da Cultura, Ciências da Linguagem ou Ciências da Natureza e Matemática.

O perfil profissional dos graduados neste curso está baseado em conhecimentos específicos de cada povo. Na perspectiva do diálogo intercultural para o exercício profissional como professor(a), pesquisador(a) e articulador (a) social voltado às realidades dos espaços culturais - escolares e não escolares - com vistas à promoção da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases, níveis e modalidades de processo educativo, ensinando suas línguas maternas e a língua portuguesa.

*Texto da Comissão organizadora do Processo Seletivo 2023 composta por  Ana Paula Purcina Baumann, Andrey Nikulin e Luciano Cardenes Santos .

UFG - Processo Seletivo - Curso de Educação Intercultural.

Área - Ciências da Cultura, Ciências da Linguagem ou Ciências da Natureza e Matemática.