visita MJSP2

Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública visitam UFG e Instituto Verbena/UFG

Em 20/01/23 12:18. Atualizada em 20/01/23 14:51.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Verbena/UFG receberam nesta quinta-feira (19/01/2023),visita técnica da equipe da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A visita foi realizada para acompanhar os quatro cursos de especialização que a UFG realiza para 650 profissionais vinculados ao MJSP, que atuam na segurança pública em todo o país:  Especialização de Combate a Incêndios Florestais, Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A parceria entre a UFG e o MJSP se consolidou por intermédio do Instituto Verbena/UFG, que participou de uma chamada pública e teve seus projetos recomendados pelo MJSP.

Participaram da visita técnica à UFG a coordenadora-geral de Pesquisa Aplicada, Ana Claudia Vilarinho, a coordenadora de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública, Eli Torres,e os integrantes da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), João Alberto Maciel de Sousa e Lúcio André Amorim. Pela manhã, a equipe do MJSP esteve reunida com a diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso, a diretora Administrativa, Amanda Xavier, a diretora de Ações Pedagógicas, Chaiane de Medeiros Rosa, e a coordenadora de Formação, Juliana Borges.

A pauta da reunião foi o acompanhamento das especializações, cujas aulas inaugurais foram realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2022. A coordenadora-geral de Pesquisa Aplicada da Diretoria de Ensino e Pesquisa do MJSP Ana Claudia Vilarinho, destacou a satisfação do Ministério com o andamento das quatro especializações e apontou que novos editais de chamamento serão abertos nos quais a UFG poderá concorrer com vistas a firmar novas parcerias de formação, qualificação e pesquisa com temáticas voltadas para a segurança pública. A diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso, ressaltou a importância das formações e da parceria entre UFG e MJSP. “Há muitos ganhos entre as instituições, a universidade contribui com novos conhecimentos científicos, que se une à vivência e experiência dos profissionais de segurança pública, fortalecendo a troca de conhecimento e construção de novos saberes”. A equipe do MJSP destacou que essa formação impacta na formação dos profissionais, que também se atualizam diante de novos temas e desafios da profissão. O grupo dialogou sobre os cursos, que apresentam temas e desafios importantes e que influenciam positivamente na atuação dos profissionais de segurança pública, que têm mostrado engajamento nos cursos.

visita MJSP6 visita MJSP3

No período da tarde, as equipes do MJSP e do Instituto Verbena/UFG seguiram para o  Centro de Eventos Prof. Ricardo Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, onde reuniram-se com o vice-reitor da UFG, Jesiel de Carvalho, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra, e a diretora geral de Pós-Graduação da UFG, Larissa Matuda. Também estiveram presentes os coordenadores dos cursos de especialização: Nilson Clementino e Noely Ribeiro (Especialização de Combate a Incêndios Florestais), Katiane Martins e Jacqueline Leão (Especialização de Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves), Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, Adriana Vidotte e Rabah Belaidi (Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência), e Franciele Silva Cardoso (Especialização em em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher).

visita MJSP2visita MJSP5

A diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso, abriu a reunião cumprimentando a todos e apresentou a equipe do MJSP e da UFG. O pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra, agradeceu os presentes e enfatizou a importância da participação de todos no cumprimento do desafio de ofertar cursos de tamanha proporção, e que a formação é uma das missões da  UFG com a sociedade. Ele destacou a proatividade do Instituto Verbena/UFG em buscar parcerias, tais como a do MJSP, para o cumprimento desse propósito maior que é a formação.

visita MJSP4

A reunião teve como intuito compartilhar experiências, dados e informações sobre o andamento das especializações. As coordenações dos cursos destacaram o engajamento dos estudantes, fortalecido pela relação com tutores e coordenação das especializações. Apontaram, ainda, que as formações têm tido visibilidade e fomentado demandas por novas turmas. A coordenadora-geral de Pesquisa Aplicada do MJSP, Ana Claudia Vilarinho, agradeceu a toda equipe da UFG e ressaltou o acolhimento da Universidade em atender prontamente a demanda do MJSP. Ana Cláudia Vilarino mostrou expectativa na continuidade da parceria entre UFG e o Ministério. As aulas inaugurais dos cursos de Especialização estão disponíveis no Canal da UFG no YouTube.