
Aniversário UFG: Instituto Verbena/UFG participa de comemorações dos 60 anos da Rádio Universitária
O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (UFG) participou na manhã desta sexta-feira (16/12/2022) de um café da manhã na Rádio Universitária da UFG (RU) em celebração aos 60 anos de fundação da emissora, que integra as comemorações dos 62 anos da Universidade Federal de Goiás. Embora a data oficial de celebração do aniversário da rádio seja 25 de setembro, a comemoração oficial foi transferida para dezembro para fazer parte da programação oficial pelos 62 anos da UFG. A alteração foi feita a pedido da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.
O encontro aconteceu na sede da Rádio, na Alameda das Rosas, Setor Oeste, Goiânia. Estiveram presentes a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor, Jesiel Carvalho, a diretora da Rádio Universitária, Márcia Boaratti, os parlamentares Rubens Otoni, Mauro Rubem, Kátia Maria, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, representante da Federação Nacional de Jornalistas e outras autoridades, além de jornalistas que passaram pela Rádio UFG em diversas fases da emissora.
Parte das autoridades presentes no evento: Mauro Rubem, Rubens Otoni, Angelita Pereira de Lima, Márcia,
Jesiel Carvalho, Kátia Maria, Edward Madureira Brasil
Esteve presente pelo Instituto Verbena/UFG, representando a diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, a assessora de comunicação e jornalista Kalyne Menezes, que destacou a relevância da Rádio Universitária para a sociedade goiana e brasileira. “A Rádio Universitária foi a primeira emissora do país a ter concessão para radiodifusão educativa, em sintonia com a própria missão da UFG e sua visão de expansão, de formação, de informação de qualidade. Além disso, é muito bom comemorar este aniversário e relembrar como a Rádio UFG também é importante para o Jornalismo em Goiás, e na formação profissional dos jornalistas”, destacou Kalyne Menezes.
Em sua fala, a reitora Angelita Pereira de Lima argumentou que o sonho do primeiro reitor da UFG, Colemar Natal e Silva, era ter uma Universidade arrojada e, sobretudo, que a ciência e a educação estivessem comprometidas com o desenvolvimento local e justiça social. "Esse sonho [de fazer a UFG ser grande], que nasce junto com a comunicação, porque um visionário, como o professor Colemar [na década de 1960] e o professor Edward [Madureira, que foi reitor da UFG por três vezes], entendem que quando se tem um projeto arrojado comunicação e informação têm que estar à frente, puxando esse projeto".
A diretora da RU, Márcia Boaratti, relembrou a atuação da rádio durante seis décadas e que em diversos momentos se posicionou com resistência e rebeldia. Agora, a emissora está se preparando para dar um novo passo, com o qual tem sonhado há muitos anos, que é o de passar da frequência AM para a FM. "Estamos fazendo um trabalho de planejamento que envolve a Reitoria, a Secom [Secretaria de Comunicação] e a FIC [Faculdade de Informação e Comunicação]", conta. Outra novidade apresentada pela gestora da estação é que a RU tornou-se afiliada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e que em breve começarão a compartilhar conteúdos, transmitindo e recebendo, mais a assistência técnica.
Homenagens
Durante a solenidade, os colaboradores aposentados da Rádio UFG foram homenageados, dentre eles ao primeiro diretor Ivo Pinto de Melo (in memoriam - 2008) e Wilmar Alves (in memoriam - 2006), que também foi gestor da emissora. As famílias de Ivo e Wilmar receberam as homenagens. Foi inaugurada uma placa em homenagem ao ex-diretor da Rádio Universitária, Wilmar Alves, na entrada do auditório da Rádio Universitária que passa a ser nomeado Auditório Wilmar Alves. Durante muitos anos o espaço foi palco de shows, festivais e eventos. O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, anunciou que o recém renomeado Auditório Wilmar Alves vai passar por uma reforma a partir de 2023. Ele contou que o recurso virá por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), que possui a concessão da TV UFG.
Comunicação estruturada
Hoje a Universidade conta com a Rádio Universitária, a TV UFG, a Reitoria Digital e a Secretaria de Comunicação (Secom), responsável pelo relacionamento da UFG com a imprensa, Portal UFG, redes sociais oficiais mais o Jornal UFG e o Projeto Visibilidade (ambos com maior ênfase na divulgação científica), publicidade institucional e relações públicas (eventos, cerimoniais, colações de grau).
"Estamos de forma muito bacana articulando a Rádio Universitária e a TV de forma integrada. A Secom tem cumprido esse papel de forma brilhante. Ainda incluo o Cegraf [Centro Editorial e Gráfico], a Editora UFG, o Media Lab [Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas] e o LabTime [Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais]", avalia a reitora.
O secretário de Comunicação da UFG, Salvio Farias, destacou que "é graças à comunicação que conseguimos fazer com que toda a nossa produção, toda a ciência, pesquisas e ações de extensão saiam dos muros da Universidade e sejam apresentadas e devolvidas à sociedade".
A jornalista Kalyne Menezes e o secretário de Comunicação/UFG, Sálvio Farias.
Saiba mais
Rádio Universitária faz 60 anos homenageando ex-diretores e colaboradores
Com informações da Secom UFG.