4poder3

Instituto Verbena/UFG participa da abertura de exposição sobre o “Jornal 4º Poder”, em comemoração aos 62 anos da UFG

Em 12/12/22 16:17. Atualizada em 13/12/22 08:34.

O Instituto Verbena/UFG participou nesta segunda-feira da abertura da exposição “Jornal 4º Poder 60 anos”, cuja abertura foi às 9h, no Centro Cultural UFG, no Câmpus Colemar Natal e Silva, em Goiânia. O Evento marca as comemorações do aniversário da UFG, que faz 62 anos no dia 14 de dezembro.

Participaram da abertura da exposição a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor, Jesiel de Carvalho, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, e o diretor do Digital Lab/UFG, Pablo  Lisboa. Esteve presente pelo Instituto Verbena/UFG, representando a diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, a diretora de Ações Pedagógicas, Chaiane de Medeiros Rosa.

 

  4poder6 4poder3
A reitora da UFG, Angelita de Pereira Lima, e a diretora de Ações Pedagógicas da UFG, Chaiane de Medeiros Rosa.

O jornal 4º Poder foi o primeiro veículo de comunicação da UFG, editado pelo departamento de Imprensa da Universidade após a inauguração do maior parque gráfico do Centro-Oeste à época (em dezembro de 1962). O jornal marcou a consolidação da imprensa universitária e contou com colaboradores notáveis como Bernardo Élis, Marietta Telles Machado, Gilberto Mendonça Teles, Horieste Gomes e Zoroastro Artiaga, até o seu fechamento definitivo em 1964.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou a importância do resgate histórico do jornal, que também conta a história da própria UFG e de seu papel enquanto universidade no contexto político, social e econômico do país e do estado de Goiás. O jornal o 4º Poder tinha como pilares  a liberdade de ideias e o debate e suas páginas revelam a complexidade de um contexto sociopolítico específico de produção cultural, tanto dentro quanto fora da UFG. A diretora de Ações Pedagógicas do Instituto Verbena/UFG, Chaiane de Medeiros Rosa, destacou que "comemorar os 62 anos da UFG nos faz relembrar sua trajetória, conhecer seus atores, inteirar sobre seus processos de conservação e mudança, e, sobretudo, reconhecer o seu importante papel social como instituição pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada".

  

4poder5 4poder2

Após a abertura houve um debate com mediação do diretor do Cegraf/UFG, Anselmo Pessoa Neto, e participações do escritor Horieste Gomes, do advogado e político Aldo Arantes e da jornalista Luisa Guimarães, que realizou um estudo sobre o jornal 4º Poder. A jornalista Luísa Guimarães destacou a trajetória de sua pesquisa acadêmica sobre o jornal, enfatizando o resgate de memória.

A exposição é uma realização da UFG, através do Digital Lab, Reitoria Digital e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), e conta com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) UFG, Centro Cultural UFG, Arquivo Histórico Estadual de Goiás (AHEG) e Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás. Os curadores são Adriana Parada, Luisa Guimarães, Luana Ribeiro e Pablo Lisboa. A exposição “Jornal 4º Poder 60 anos” é gratuita e aberta ao público em geral.

 

4poder 4poder1

 

Saiba mais

Semana de aniversário da UFG resgata história do jornal 4º Poder

Categorias: Notícias Noticias