
Determinantes psicossociais da violência contra crianças e adolescentes é tema de aula inaugural de especialização da UFG e do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Profissionais que atuam no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) de todo o Brasil participaram, nesta quinta-feira (01/12/2022), da live da aula inaugural da Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, no Canal da UFG no Youtube (https://youtube.com/c/UFGOficial). O curso de Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência é realizado pela UFG e Segen/MJSP/GOV, por meio do Instituto Verbena/UFG, em parceria com a Faculdade de Direito. Outras três especializações são realizadas entre Universidade e Ministério e visam qualificar 650 profissionais de segurança pública em todo o país (saiba mais).
A Aula teve início às 19 horas e contou com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, representando a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, a secretária da SEGEN/MJSP, Ana Cristina Melo Santiago, na mesa diretiva. Também participaram a diretora de Ensino e Pesquisa da Segen/MJSP/GOV, Juliana Amorim, a diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso. Também participaram o coordenador Lato Sensu da Faculdade Direito da UFG, Eduardo Rocha, representando o diretor da FD/UFG, José Querino Tavares Neto, e a coordenadora da Especialização em Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega.
Na Tribuna de Honra, dentre as autoridades, compareceram a diretora da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE - UFG), Sandramara Matias Chaves e a diretora Geral de Pós-graduação Lato Sensu da UFG, Larissa Matuda Macedo. Pelo Instituto Verbena/UFG, participaram a diretora Administrativa, Amanda Xavier, o diretor de Seleção, Avaliação e Pesquisa, Adriano César Santana e a diretora de Ações Pedagógicas, Chaiane De Medeiros Rosa.
Após a Mesa Diretiva, a programação seguiu para a palestra da psicóloga da Infância e Adolescência Fernanda Jota, que também é mestra em Psicologia Clínica e Cultura e Educadora Parental pela PDA - EUA. A palestrante compartilhou com o público alguns dos fatores de risco violência contra crianças e adolescentes, e a necessidade dos profissionais que fazem esse tipo de atendimento terem um olhar atento e diferenciado para esse tipo de ocorrência. Fernanda Jota apresentou os determinantes psicossociais da violência contra crianças e adolescentes, e compartilhou exemplos de casos que acontecem no cotidiano.A coordenação da palestra, que teve como tema Determinantes psicossociais da violência contra crianças e adolescentes”, foi realizada pela professora Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, coordenadora da Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e docente da Faculdade de Direito da UFG.
Assista a aula: https://www.youtube.com/watch?v=BYpbCS14N90.