
IV/UFG amplia serviços de Formação e Qualificação e inicia curso “Corrigindo redação com o Instituto Verbena/UFG”
No último sábado (25/11/2022), o Instituto Verbena, da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), inaugurou mais um curso de seu portfólio de formação e qualificação. A primeira turma do curso “Corrigindo redação com o Instituto Verbena/UFG” reuniu 71 estudantes durante todo o sábado no Anfiteatro da Faculdade de Medicina/UFG, em sua maioria professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Letras de Instituições de Educação Superior (IES).
Participaram da abertura do curso a diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, a diretora de Ações Pedagógicas do IV/UFG, Chaiane de Medeiros Rosa, e a coordenadora de Formação e Qualificação do IV/UFG, Juliana Borges. O curso é ministrado pelos professores da Faculdade de Letras da UFG, Tarsilla Couto de Brito, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp, e Wilton Divino da Silva Júnior, doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás .
Coordenadora de Formação do IV/UFG, Juliana Borges, diretora de Ações Pedagógicas do IV/UFG,
Chaiane de Medeiros Rosa, e diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso.
A formação, que teve uma procura por mais de 2 mil pessoas, é mais uma de grande sucesso entre os serviços de qualificação oferecidos pelo IV/UFG em seu portfólio. A diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, destacou que o curso de correção de redação já não vinha sendo oferecido há um tempo, e que a atual gestão decidiu retomar a formação, em uma estrutura reformulada e atualizada, considerando sua importância para a formação tanto de colaboradores do Instituto Verbena/UFG, como para a comunidade em geral. “É uma formação extremamente significativa, e que visa qualificar melhor tanto os nossos colaboradores, que atuam e vão atuar nos concursos públicos, processos seletivos, fazendo avaliações mais justas e isonômicas, mas também preparam os candidatos que vão prestar os processos seletivos e concursos, contribuindo na capacitação, no impacto da qualidade dos serviços que eles irão oferecer à sociedade", ressaltou a diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso.
Com a alta procura, o Instituto Verbena/UFG pretende dar continuidade nessa formação e oferecer mais turmas para o curso “Corrigindo redação com o Instituto Verbena/UFG”, é o que destacou a diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso: “vamos dar continuidade e oferecer regularmente esse e outros cursos, preparando o público de colaboradores para corrigir de forma mais qualificada, e também os demais interessados para aperfeiçoarem a escrita”. A expectativa do Instituto Verbena/UFG é estudar novas metodologias para oferecer esta formação de forma presencial e também remota.
Sucesso entre participantes
O primeiro dia do curso “Corrigindo redação com o Instituto Verbena/UFG” foi sucesso entre os participantes e terminou com saldo positivo. Para o professor Humberto Pires da Paixão, o curso também foi importante para compreender as mudanças e procedimentos de correção do Instituto Verbena/UFG, que incorporou o Centro de Seleção/UFG. Para ele, essas percepções foram importantes porque “reverberam na correção de uma prova extremamente importante, que é o de processo seletivo, especialmente do tipo concurso publico”.
Além disso, Humberto Paixão destacou que as expectativas do curso foram superadas, e que os professores mostraram de forma muito competente as mudanças. “A gente reavalia o que já vinha sendo feito, e perceber todo esse processo de transformação dentro de uma perspectiva, de trabalhar uma determinada concepção de linguagem, de Língua Portuguesa, e como isso acaba se materializando em provas. Neste curso estamos vendo que esse processo de acumulação de conhecimento, de leitura, permanece mesmo com a mudança [do Centro de Seleção/UFG] para o Instituto Verbena/UFG”, enfatizou o professor.
Outro participante do curso, professor Ricardo Sena Coutinho, disse gostar muito da formação, e que “é uma oportunidade de dialogar com nossos pares, conhecer outras pessoas e principalmente nos atualizar sobre o processo de correção de redação, que é tão importante para qualquer concurso”. Ricardo Coutinho destacou que “a iniciativa do instituto Verbena/UFG é muito interessante e fundamental também para manter uma clareza que vai reverberar na sociedade sobre como funciona o processo seletivo, especialmente no que tange a correção de redação”. O próximo encontro será no dia 03/12/2022, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina/UFG, a partir das 8 horas.