Protocolo 3

Coordenado pela diretora do Instituto Verbena/UFG, 4ª edição do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde em Goiás é lançada nesta terça-feira

Em 13/09/22 13:44. Atualizada em 13/09/22 14:28.

A diretora do Instituto Verbena/UFG (IV/UFG), Claci Rosso, participou na manhã desta terça-feira (12) do lançamento da 4ª edição do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Estado de Goiás. O evento foi realizado no 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (24º CBCENF), que ocorre em Fortaleza (CE) até o dia 15 de setembro. O 24º CBCENF é considerado o maior congresso de Enfermagem das Américas e teve 38 mil inscritos, além da participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Brito, presidentes de ordens de Enfermagem de diversos países e de outros conselhos profissionais da Saúde .

Participaram do lançamento do lançamento do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Estado de Goiás a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria Pereira dos Santos, o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes, a presidente interina do Conselho Regional (Coren) do Ceará, Ana Paula Lemos, o presidente do Coren-SP, James Francisco Pedro dos Santos e a presidente do Coren-GO, Edna de Souza Batista.

Ao longo de 12 anos, Claci Rosso coordena a elaboração dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Estado de Goiás. A primeira edição foi lançada em 2010, a segunda em  2014 e a terceira em 2017. Além de diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso é enfermeira, doutora em Ciências da Saúde e docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Protocolo 4   Protocolo 2

Sob coordenação da diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso, a 4ª edição do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Estado de Goiás contou com participação de Suiany Dias, enfermeira e integrante da equipe do IV/UFG, e dos profissionais Marisa Aparecida Souza e Silva, Márcia Maria de Souza, Isabela Silva Levindo de Siqueira, Katiane Martins Mendonça, Samira Nascimento Mamed e Sílvio José Queiroz.

Claci Rosso destaca que esta edição não apenas atualiza as estratégias e ações já desenvolvidas no campo da Enfermagem, como também agrega conteúdos importantes sobre novos temas, como os desafios da pandemia de Covid-19 no cotidiano dos profissionais de enfermagem.

Protocolo 1 Protocolo 8

A 4ª edição

Os Protocolos de Enfermagem são instrumentos de gestão e de cuidado que direcionam a organização dos serviços e processos de trabalho dos profissionais da Atenção Básica. O intuito do protocolo é contribuir para o aprimoramento e qualidade da gestão dos serviços de saúde e da assistência ao indivíduo, família e comunidade.

Com a participação de 146 autores, esta edição aborda em 30 capítulos os Protocolos Assistenciais (conjunto de ações) e os Protocolos Gerenciais (organização de serviços e processos de trabalho) relacionados ao cuidado integral no âmbito da Atenção Primária no estado de Goiás.

Segundo o documento da 4ª edição, o principal objetivo do Protocolo é “fornecer subsídios técnicos às equipes de enfermagem que atuam nas unidades de atenção primária em diferentes municípios do estado, norteando a assistência, contribuindo com a valorização profissional e com a mudança de processos de trabalho da categoria”. A 4ª edição do  Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Estado de Goiás pode ser baixada gratuitamente em https://www.protocolodaenfego.org/, assim como as edições anteriores.

Protocolo 6

Texto: Kalyne Menezes (Comunicação - Instituto Verbena/UFG).